Início Como diversificar os investimentos com imóveis?

Com a premissa de proteger a carteira contra oscilações do mercado financeiro, diversificar os investimentos é uma estratégia já muito conhecida entre os investidores.

Após o recente corte da taxa Selic, em agosto de 2023, o setor imobiliário se tornou uma oportunidade atrativa. Afinal, as perspectivas indicam que a taxa de juros pode cair ainda mais. Sendo assim, os rendimentos em renda fixa tendem a diminuir, abrindo espaço para o mercado imobiliário, como uma alternativa para despistar as oscilações da bolsa.

Mas por que investir em imóveis?

O investimento em imóveis sempre foi visto com bom olhos pelos brasileiros. O que não é estranho, já que se trata de uma modalidade de baixo risco e com alto potencial de retorno.

E aqui vão mais algumas razões:

Resiliência

A história nos mostra que o setor imobiliário, apesar de sentir os impactos de momentos econômicos desafiadores, sempre se recupera, trazendo retornos atrativos a médio e longo prazo.

Renda passiva

Uma das opções que mais se popularizaram ao longo dos anos, o aluguel de propriedades oferece uma renda mensal que pode ser muito significativa aos investidores.

Valorização do capital

O investimento em áreas em plena ascensão projetam os melhores retornos.

Imagine só ter investido em um imóvel na Avenida Paulista no início do seu desenvolvimento. Seria um sonho, não é mesmo?

Outra forma de potencializar os ganhos, é adquirindo o imóvel ainda na planta. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), a alta pode ser de 20% a 50% até ficar pronto.

Geon 652 e Crona 665 – Eixo Platina – Região Leste, São Paulo

Diversificando com imóveis

Mas sabia que você não precisa se limitar apenas aos imóveis residenciais, por exemplo?

Mais do que diversificar com modalidades de investimento diferentes, também é possível diversificar dentro da categoria de imóveis com diferentes usos. Lajes corporativas, salas comerciais e hotéis são ótimas opções.

Atente-se para a redução de riscos

Ao alocar investimentos em diferentes categorias de propriedades, como residenciais, comerciais e corporativas, é possível diluir os riscos associados a flutuações de mercado. Assim, você pode operar em setores diferentes, ampliando as possibilidades para a sua carteira.

Os setores de turismo e hotelaria, por exemplo, já retomaram os índices pré-pandêmicos e, aliado ao corte da taxa de juros, tornam-se uma ótima oportunidade para os investidores interessados em diversificação.

Foque em projetos multifuncionais

Mapeie projetos que vão além dos residenciais.

Eixo Platina, por exemplo, é um projeto localizado na zona Leste de São Paulo. Além de trazer, em sua primeira fase, seis empreendimentos que variam entre os usos comercial, corporativo, residencial, saúde, educação, lazer, entretenimento, cultura e hoteleiro, também está promovendo o desenvolvimento da região.

Com isso, o Eixo Platina se torna um verdadeiro modelo de rentabilidade para os investidores interessados em diversificação, pois oferece diversidade de equipamentos urbanos em uma área em plena ascensão.

Conheça o Geon 652: o primeiro prédio entregue do Eixo Platina

Pesquise o mercado

Antes de dar o próximo passo, é importante separar um tempo para pesquisar e entender o mercado.

  • Entenda e conheça o histórico da empresa em que está investindo;
  • Acompanhe as notícias do setor para não perder as melhores oportunidades;
  • Conheça a região onde o imóvel está inserido.

Esses fatores são importantes, pois te ajudarão a tomar as melhores decisões, para diversificar os seus investimentos e avaliar o contexto de determinada localização. Quer um exemplo?

Atualmente, a cidade de São Paulo possui 1.614 empreendimentos corporativos, e apenas dois deles estão na zona Leste. Isso significa que a região possui demanda por lajes corporativas e pouca oferta.

Crona 665, o primeiro empreendimento 100% corporativo da região Leste, entregue pela Porte em 2022 e parte do Eixo Platina, logo nos seis primeiros meses da sua entrega, já estava 80% ocupado por grandes empresas. Esse dado comprova a necessidade e o interesse da região por equipamentos como esse.

Assim, você foca mais em regiões com potencial de crescimento, e menos nas que já estão saturadas.

Como começar a investir em imóveis?

A Porte Engenharia e Urbanismo possui mais de 37 anos de história e conta com consultores especializados para te ajudar a encontrar o investimento ideal para seus objetivos e interesses.

Focada e comprometida no desenvolvimento humano por meio da transformação urbana, a Porte oferece uma diversidade de equipamentos urbanos para os mais variados perfis de investidores.

Converse com um consultor Porte para saber qual é a melhor opção para você e bons investimentos!