Início Gentileza Urbana: o renascer da Praça Barão de Itaqui

Há mais de 35 anos, a Porte vem transformando a região Leste com o desenvolvimento de equipamentos urbanos pensados especialmente para atender as demandas da região e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Além disso, as gentilezas urbanas também fazem parte desse movimento de transformação, com iniciativas que buscam fazer da cidade um espaço cada vez mais humano.  

Por que a Praça Barão de Itaqui?

A Porte Engenharia e Urbanismo adotou a Praça Barão de Itaqui, sendo agora, responsável pela sua conservação, limpeza e poda do espaço.

Porém, mais do que realizar a manutenção da praça, após alguns estudos, a Porte constatou que o espaço também precisaria ser reintegrado ao uso coletivo, e por isso, a escolha por uma revitalização foi pensada para oferecer maior conforto ao público, permitindo que a população também usufrua do ambiente e se sinta verdadeiramente acolhida. 

O renascimento da Praça Barão de Itaqui

A revitalização da Praça Barão de Itaqui conta com reforma nas calçadas e criação de caminhos com espaços generosos que percorrem a área, revitalizando os canteiros e priorizando o paisagismo com vegetação nativa e exótica, instalação de mobiliário urbano e reforço da iluminação, aumentando assim, a segurança e conforto do espaço. 

Foi diagnosticado que na região existem 16 espécies de pássaros, e como curiosidade, na Praça Barão de Itaqui, estão as seguintes espécies: Cambacica, Sanhaçu-cinzento, Sabiá-laranjeira e Periquito-verde, transformando a Praça em um verdadeiro refúgio dentro da cidade. Um espaço para relaxar com a natureza. 

O renascimento é agora

As intervenções já estão ocorrendo na primeira meia lua da praça, situada entre as ruas Platina e Itapura. Depois, será revitalizado o centro, entre as ruas Itapura e Airi e, posteriormente, a segunda meia lua entre a rua Airi e a rua Platina.

Para acompanhar todo o processo, siga a Porte Engenharia e Urbanismo no Instagram

Veja também mais gentilezas urbanas – CERET: a substituição do muro por gradis que fez o parque renascer