Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, muito tem se falado sobre a educação no país. Não apenas tivemos que nos adaptar à uma nova rotina no trabalho, como também nas escolas.
A área de Ciência Urbana da Porte mapeou alguns dados importantes sobre o cenário educativo no Brasil, em São Paulo e especificamente na região Leste, que hoje comporta 1,35 milhões de alunos.
A educação no Brasil
O Brasil possui 48 milhões de alunos até o ensino médio e 8 milhões de alunos no ensino superior, o que é equivalente a população total de Portugal e Espanha juntas.
De acordo com o OECD, quando falamos de países desenvolvidos, a média da população que possui diploma é de 4 para 11 pessoas. No Brasil, a proporção é de 2 para 11 pessoas, ou seja, a metade.
Segundo o IBGE, o número de analfabetos no Brasil é de 11 milhões, equivalente a população de Portugal. Além disso, 7 em cada 100 pessoas com mais de 15 anos não sabem ler ou escrever. O estudo aponta que o principal motivo de abandono escolar é a necessidade de trabalhar.
O cenário em São Paulo
Aproximando as nossas lentes para a cidade de São Paulo e nos deparamos com mais de 3 milhões de alunos. O que seria equivalente a população de Madri.
Os dados também mostram que 3 a cada 8 distritos não atendem a demanda de matrículas da população de 6 a 14 anos, representando assim, uma lacuna no sistema de ensino.
4 a cada 7 crianças de 0 a 3 anos estão matriculadas em uma creche e 7 a cada 10 alunos estão matriculados no ensino público.
Dos 3 milhões de alunos que ocupam a cidade de São Paulo, 1,35 milhões estão na região Leste.
A Região Leste e o Eixo Platina
Educação infantil
Na região do Eixo existem 24 mil alunos matriculados na educação infantil, o que corresponde a apenas 10% do total da região Leste.
Ensino Fundamental
Já quando falamos do ensino fundamental, o Eixo representa 11% do total da região Leste, com um total de 55 mil alunos.
1 a cada 6 estudantes na região do Eixo é atraído de outros distritos — cerca de 10 mil alunos.
Ensino Médio
Os 22 mil alunos na região do Eixo representam 15% do total da região Leste. Sendo que 1 a cada 3 estudantes é atraído de outros distritos — cerca de 7 mil alunos.
Ensino Superior
Já no Ensino Superior a representatividade de alunos na região do Eixo com relação à região Leste é maior — 71% do total, correspondendo a 100 mil alunos. Sendo que 86% desses alunos se concentra no Tatuapé e na Mooca.
O Eixo Platina
Ao analisar os dados e as possibilidades, não é à toa que a Porte traz para a região um projeto que promete ampliar o acesso ao ensino de qualidade, além de oferecer todas as condições para que as pessoas possam aproveitar o melhor da cidade.